Em agosto, o projeto Palco Giratório do Sesc Tocantins chega às cidades de Palmas e Gurupi com uma programação cultural totalmente gratuita para toda a família. A programação é aberta ao público e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, com o limite de 02 ingressos por pessoa.
Serão realizados 3 espetáculos teatrais: uma apresentação com O Bando Coletivo de Teatro (PE) em Palmas (14 de agosto) e Gurupi (12 de agosto), e um espetáculo apresentado pelo Grupo Maria Cutia (MG) em Gurupi no dia 24 deste mês. A oficina de vivência e prática de brincadeiras cantadas será ministrada também pelo Grupo Maria Cutia (MG), disponível apenas na cidade de Gurupi e que acontecerá no dia 23 de agosto, das 18h30 às 22h30. Os interessados em participar da oficina, também gratuita, deverão realizar a inscrição até o dia 14 de agosto através do link: https://bit.ly/3VZHt9g .
Confira a programação completa:
Espetáculo Quatro Luas
Companhia: O Bando Coletivo de Teatro (PE)
Gurupi: 12 de agosto às 20h
Local: Auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi
Palmas: 14 de agosto às 20h
Local: Teatro Sesc Palmas, no Centro de Atividades do Sesc em Palmas
Duração: 60min
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Sobre o espetáculo
“Quatro Luas” é um espetáculo de teatro para infância com formas animadas e música ao vivo, inspirado no universo do escritor espanhol Federico Garcia Lorca. O espetáculo é contado e interpretado por um grupo de ciganos reunidos sob a sombra de uma velha árvore e a narrativa é baseada na história de Federico, um jovem ciganinho órfão que era fascinado pela Lua Cheia e tinha o sonho de subir em um cometa e voar bem alto em direção às estrelas, até conseguir alcançá-las.
Atenção: Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, com o limite de 02 ingressos por pessoa.
Oficina Brincadeiras Cantadas
Ministrantes: Grupo Maria Cutia (MG)
Data: 23 de agosto
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: Centro de Atividades Sesc Gurupi
Inscrições: Gratuitas até o dia 14 de agosto, através do link: https://bit.ly/3VZHt9g
Sobre a oficina
Na oficina “Brincadeiras Cantadas” será realizada uma vivência prática, vocal e corporal de um repertório brasileiro de cantigas de roda, brinquedos cantados, histórias musicadas e canções de cortejo, coletadas pelo Grupo Maria Cutia em seus 18 anos de trajetória artística pelo Brasil.
Espetáculo Mundos - Uma viagem musical pela infância dos cinco continentes
Companhia: Grupo Maria Cutia (MG)
Data: 24 de agosto
Horário: 18h
Local: Centro de Atividades do Sesc em Gurupi
Duração: 52min
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Sobre o espetáculo
“Mundos” é uma viagem musical pelo mapa mundi guiada por canções da infância dos cinco continentes. Acompanhados por banda ao vivo, os atores cantam e brincam com canções populares de 7 países, numa atmosfera de sonho, poesia e palhaçaria.
Sobre os grupos
O Bando Coletivo de Teatro é um grupo de artistas formado em 2015 no estado de Pernambuco. Com o desejo em comum de promover uma reflexão criativa sobre o fazer teatral e suas múltiplas possibilidades, ao longo de sua trajetória o grupo tem realizado trabalhos relevantes para a cena cultural nacional com espetáculos voltados para a infância e juventude.
Em 2016, na 22º edição do festival Janeiro de Grandes Espetáculos, foram premiados em 9 categorias com o espetáculo “Sebastiana e Severina”. O grupo também já participou do Festival Aldeia do Velho Chico, promovido pelo Sesc Pernambuco, da XIX Mostra Internacional de Teatro Valongo, em Portugal, do 18º Festival Recife do Teatro Nacional, dentre outros festivais nacionais.
O Grupo Maria Cutia é um grupo de teatro de rua criado em 2006, na cidade de Belo Horizonte (MG). A proposta do grupo é proporcionar um intenso diálogo com a música através de seus espetáculos com trilhas sonoras executadas ao vivo ocupando praças, teatros, palcos, sertões e espaços públicos. Movidos pela paixão pela poética da cultura popular, lúdica e musical, o grupo tem como principal foco a arte da palhaçaria e das brincadeiras tradicionais brasileiras.
Durante sua trajetória, o grupo já se apresentou em mais de 180 cidades espalhadas por 22 estados brasileiros e em 5 países do continente africano, em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.
Palco Giratório
Projeto do Sesc Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil. Desde 1998, o Palco Giratório busca enfrentar o grande desafio desse segmento: o intercâmbio e a difusão de espetáculos. Além da difusão, nas apresentações de trabalhos de teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance, acaba se constituindo em uma formulação de pensamento, de reflexão e conhecimento, ao unir espetáculos, oficinas, intercâmbios e debates sobre a cena teatral brasileira.
Sensação
Vento
Umidade