Profissionais da clínica médica, do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Gurupi (HRG) participaram na quarta-feira, 04, em Palmas, da capacitação sobre o ato de transfusão dos profissionais de enfermagem. O treinamento promovido pela Secretaria estadual de saúde do Tocantins (SES-TO) teve como finalidade aprimorar as práticas de hemotransfusão de sangue.
Segundo o diretor-geral do HRG, Fernando Mota, a transfusão de sangue, também chamada de transplante sanguíneo, é um procedimento comum realizado dentro do ambiente hospitalar, mas é necessária a capacitação. “Embora seja realizado com muita frequência, a sua execução requer conhecimento técnico e habilidades específicas. Por isso, reconhecemos como fundamental essa capacitação, pois permite aos profissionais um leque de conhecimentos que facilitam a execução dos trabalhos e da aplicação com os pacientes, trazendo assim mais segurança e habilidade nos procedimentos".
O curso foi formatado com base nos protocolos institucionais e com a proposta de facilitar o entendimento sobre o procedimento transfusional, informou a coordenadora do Centro Cirúrgico do HRG, Marianne Carneiro. “Foram abordados diferentes temas, visando uniformizar as condutas, facilitar a comunicação entre as equipes e a discussão de casos clínicos, agilizar o atendimento e aumentar a segurança transfusional dos pacientes”.
Sensação
Vento
Umidade