eleições 2024

Josi Nunes diz que AIJE protocolada por Eduardo Fortes é tentativa para enfraquecer quem está liderando as pesquisas

Ela destacou que essa é uma medida usada por candidatos que enfrentam baixos índices de intenção de voto

17/09/2024 22h07
Por: Redação

Em relação à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) protocolada pelo candidato a prefeito de Gurupi, Eduardo Fortes, contra a prefeita e candidata à reeleição, Josi Nunes, sob a alegação de que ela teria cometido abuso de poder político e econômico, a candidata afirmou que recebeu a notícia com serenidade, ressaltando que medidas como essas são historicamente utilizadas por candidatos que, enfrentando baixos índices de intenção de voto, recorrem a estratégias políticas artificiais para tentar enfraquecer aqueles que lideram as pesquisas – uma realidade reconhecida pela própria coligação em sua ação.

Confira a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A Coligação Gurupi Está em Boas Mãos esclarece que a prefeita de Gurupi e candidata à reeleição, Josi Nunes (UB), recebe com serenidade a notícia sobre o ajuizamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Medidas como essa são historicamente utilizadas por candidatos que, enfrentando baixos índices de intenção de voto, recorrem a estratégias políticas artificiais para tentar enfraquecer aqueles que lideram as pesquisas – uma realidade reconhecida pela própria coligação em sua ação.

Vale lembrar que, sob a liderança de Josi Nunes, Gurupi tem experimentado um progresso sólido, que inclui melhorias expressivas na saúde pública e políticas voltadas para a transparência e eficiência administrativa. O ajuizamento dessa ação é uma clara tentativa de seus adversários em desviar o foco de questões eleitorais reais por meio de ações infundadas.

Além disso, os fatos que embasam a AIJE são meras repetições de argumentos já apresentados e devidamente arquivados pela Justiça Eleitoral em ocasiões anteriores, por falta de qualquer indício que comprove irregularidades.

As acusações de uso de servidores públicos em eventos de campanha, assim como qualquer insinuação de utilização da máquina pública para fins eleitorais, são absolutamente falaciosas e desprovidas de qualquer fundamento. A gestão de Josi Nunes sempre pautou-se pela ética, responsabilidade e compromisso com o bem público, aspectos que a população de Gurupi reconhece e valoriza.

Com uma trajetória marcada pela seriedade e compromisso com o desenvolvimento de Gurupi, Josi Nunes segue firme em sua campanha, focada em continuar o trabalho que já trouxe tantas melhorias para a cidade, sem se deixar abater por estratégias políticas baseadas em falsas alegações.

 

Entenda:

O candidato a prefeito Eduardo Fortes protocolou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a prefeita Josi Nunes destacando que ela teria feito a entrega de escrituras e a realização de reuniões para discutir projetos habitacionais durante o período eleitoral.

A AIJE solicita que Josi Nunes seja investigada por abuso de poder político e econômico, com base na Lei Complementar nº 64/90 e na Lei nº 9.504/97. A ação requer ainda a cassação do registro de candidatura da prefeita e de seu vice, além da sanção de inelegibilidade por oito anos, conforme previsto no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90.

O candidato ainda acusa a prefeita de abuso de poder político, uso indevido de servidores públicos em horário de expediente, utilização de bens públicos para fins eleitorais e tentativas de compra de votos.

De acordo com a ação, a prefeita Josi Nunes utilizou sua rede social privada para promover obras públicas em uma clara confusão entre sua figura como gestora e a prefeitura de Gurupi.

Segundo o documento, em vídeos e publicações, Josi Nunes aparece divulgando obras com a presença de símbolos e cores do município, utilizando até o monumento do Parque Mutuca em sua logo, o que caracteriza promoção pessoal, com recursos públicos. Segundo o candidato, tal comportamento fere diretamente o princípio da impessoalidade, previsto no artigo 37 da Constituição Federal, que determina que a publicidade oficial deve ser informativa e educativa e não voltada para promoção pessoal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 13h03
38°
Parcialmente nublado Máxima: 40° - Mínima: 25°
38°

Sensação

2.83 km/h

Vento

24%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio