ciência e tecnologia

Gurupi+Tech terá programação cultural com shows regionais, exposições e festival do pequi

Uma das atrações culturais da feira será o show do cantor regional Nailson Lima, que subirá ao palco na quinta-feira, 24, a partir das 21h. Além disso, a banda Skema do Brasil promete animar o público com sua apresentação na sexta-feira, 25, à partir das 22h

22/10/2024 11h02
Por: Redação

A Feira Gurupi+Tech terá início nesta quarta-feira, 23, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento, organizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o SEBRAE, vai além das atividades científicas e tecnológicas e oferece também uma vasta programação cultural. Entre as atrações estão shows regionais, exposições no stand da Cultura e a 4ª edição do Festival do Pequi.

Uma das atrações culturais da feira será o show do cantor regional Nailson Lima, que subirá ao palco na quinta-feira, 24, a partir das 21h. Além disso, a banda Skema do Brasil promete animar o público com sua apresentação na sexta-feira, 25, à partir das 22h. A estrutura para os shows será montada na praça de alimentação, onde uma variedade de comerciantes locais oferecerá opções gastronômicas para os visitantes.

Festival do Pequi

Ainda na sexta-feira, 25, às 21h, ocorrerá a final da 4ª edição do tradicional Festival do Pequi, que integra a programação da Gurupi+Tech. O evento, promovido pela UFT em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), contará com o popular torneio de “roedores de pequi” e o concurso “pratos com pequi”. O festival tem como objetivo aproximar a comunidade da universidade, fortalecendo os laços culturais.

Stand da Cultura

O público também poderá visitar o stand da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), onde haverá exposição de artesanato, quadros, livros em parceria com a Academia Gurupiense de Letras (AGL) e outras obras artísticas. A Secult também aproveitará a oportunidade para divulgar as oficinas de arte e cultura oferecidas gratuitamente à comunidade, promovendo o talento local.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Talita Ferreira, destacou a importância da programação cultural dentro da Gurupi+Tech. “A feira vai além da tecnologia e ciência, proporcionando também momentos de lazer e cultura para os visitantes e expositores. Com essa programação, queremos que todos possam desfrutar de boa música, conhecer mais sobre nossa cultura local e, ao mesmo tempo, valorizar os comerciantes e artistas da nossa cidade e região. Esse é um dos objetivos da Gurupi+Tech: exaltar e apoiar a cultura regional”.

O evento

A Gurupi+Tech acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nesta edição, o tema será “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

O evento é promovido pela Prefeitura de Gurupi e pelo SEBRAE, mas a organização também conta com vários parceiros, entre eles, o Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Indústria e Comércio (Sics) e do Turismo (Setur); instituições de ensino como o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade de Gurupi (UnirG), UFT, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); além de entidades como SESI, SESC, SENAC, Energisa, entre outras.

A Feira tem como principal objetivo promover a inovação e a tecnologia na Região Sul do Estado, criando um ambiente propício para a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais da área de tecnologia e a comunidade em geral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.