O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) voltou a cobrar do Governo do Estado, solução para os problemas que envolvem o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) em Palmas. Além da contratação de médicos pediatras, o parlamentar destacou a necessidade de concurso público na área da saúde para resolver a grande fila de espera por cirurgias eletivas no Hospital Geral de Palmas (HGP). O pronunciamento aconteceu na sessão ordinária desta terça-feira, 5 de novembro.
Referência negativa
De acordo com o deputado Prof. Júnior Geo, nas últimas semanas têm se intensificado denúncias com relação às deficiências do Hospital e Maternidade Dona Regina, culminando com mortes de crianças e de uma mãe. “A dificuldade dos médicos é tamanha que, em vez de quatro plantonistas, é comum apenas um pediatra para passar o plantão” – destaca Geo, acrescentando que, de referência positiva, o HMDR está com referência negativa.
Descaso na saúde
Júnior Geo enfatizou ainda que “há um descaso com a saúde pública do Tocantins, não só pela falta de investimentos, que deveriam ocorrer mais incisivamente no HGP para dar solução à enorme fila, cerca de cinco mil pessoas, que esperam por cirurgias eletivas, como também, na ausência de profissionais e condições adequadas para os atendimentos” – assegura.
A quem interessa?
Segundo o deputado Geo, é necessário e urgente o concurso público na saúde. “Atualmente, cerca de 70% dos servidores da saúde no Estado são contratados. À quem interessa o servidor contratado? À quem interessa essa alta rotatividade? Há mais de 10 anos não se faz concurso para a área e por isso, há tantos problemas. Saúde não é gasto, é investimento!” – afirma.
MPE
Júnior Geo anunciou também que vai acionar o Ministério Público Estadual (MPE) para a necessidade da realização de concurso público urgente na saúde do Estado. O deputado já denunciou ao MPE, na semana passada, a problemática envolvendo o Hospital Dona Regina e solicitou providências urgentes na solução dos problemas.
Sensação
Vento
Umidade