O prefeito de Tocantínia, João Alberto enfaizou que durante a sua gestão continuará não medindo esforços "para fazer o que for preciso para que as nossas crianças tenham assegurado em 100% o seu direito de aprender a ler e escrever na idade certa contribuindo sobremaneira para uma Tocantinia próspera e alfabetizada", garantiu o prefeito.
A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nos dias 07 e 08 de novembro, o 1° Seminário Municipal de Boas Práticas no município de Tocantínia.
O evento aconteceu no auditório do Colégio CEFYA, e contou com a presença de várias autoridades como o prefeito João Alberto Coelho Machado, o secretário municipal de Educação André Goveia, o superintendente Regional de Educação de Miracema do Tocantins, Jores Carlos Alves Batista, as articuladoras de gestão e regional do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, Luciene Ferreira, Letícia Apoliana, e o público em geral.
O primeiro seminário de boas práticas na alfabetização do 1° e 2° anos no município de Tocantínia foi um evento marcante que reuniu especialistas e educadores para compartilhar experiências e estratégias inovadoras em educação. O objetivo principal foi promover a melhoria da qualidade educacional, especialmente na alfabetização dos alunos.
No seminário foram apresentadas as boas práticas das professoras do 1° e 2° anos que participaram dos encontros formativos que o programa traz, para contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do município de Tocantínia, além de contar com palestra e rodas de conversas com as professoras Alessandra Escobar e Eneida Brupahi Xerente.
Garantia de futuro promissor
O secretário municipal de Educação André Goveia, disse que a alfabetização na idade certa é fundamental para fortalecer a educação no município e garantir um futuro promissor às crianças. “A Gestão Municipal de Tocantínia está empenhada em proporcionar uma educação de qualidade desde cedo, preparando as novas gerações para os desafios do futuro”, afirmou o secretário.
Já a Formadora Municipal, Ana Raquel Cruz explicou que a alfabetização na idade certa interfere, positivamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. “Como professora, posso afirmar que essa etapa é crucial para o sucesso educacional e pessoal”, destacou.