O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) usou a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira, 12, para mais uma vez solicitar o chamamento dos professores aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Não faz sentido você fazer o concurso, ter aprovados e não haver o chamamento” – afirmou o parlamentar.
Aguardando
O deputado esteve reunido com os aprovados que foram classificados dentro das vagas do cadastro de reserva que ainda aguardam pelo chamamento. “Se há contratos na Educação é porque existem vagas e então é simples assim, só chamar os aprovados” – destacou Geo, acrescentando que irá recorrer novamente ao Ministério Público Estadual (MPE) para a solução do problema.
Temporários
Cerca de 80% dos professores que atuam na rede estadual de ensino são de contratos temporários, numa área de qualificação continuada, o que prejudica o aprendizado, quando esse servidor qualificado deixa a sala de aula por demissão ou término de contrato. “Esse elevado índice de contratados precariza a educação e afeta a continuidade pedagógica no Estado” – afirmou o Professor.
Evasão
Registros da Seduc comprovam que em 2014, havia 160 mil estudantes no Tocantins. No ano de 2024, são 140 mil estudantes, uma evasão superior a 20 mil alunos. “O Tocantins precisa olhar para a Educação como investimento essencial para o seu desenvolvimento. Investir na Educação é, sobretudo, investir numa sociedade mais instruída, livre e preparada” – finalizou Geo.
Sensação
Vento
Umidade