O poeta e professor tocantinense, André Goveia, que também é secretário de Educação de Tocantínia, na região central do Estado, tomou posse na Academia de Letras e Artes de Goiás (ALG), em solenidade realizada no sábado, dia 16, no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus de Pirenópolis. Na oportunidade, o escritor Alberto Pessoa assumiu como presidente da instituição.
Reconhecimento público
André Goveia disse que o seu ingresso na ALG é a coroação da sua trajetória literária. “Trata-se de um reconhecimento público inestimável, especialmente por ocorrer além das fronteiras do Estado do Tocantins, onde resido. Sinto-me honrado por ter sido eleito para ingressa nessa conceituada academia de letras que vem prestando um relevante serviço no fomento literário no Estado de Goiás”, destacou Goveia.
Credenciais do novo imortal da ALG
Natural de Tocantínia, André Goveia é escritor, poeta, professor de carreira da rede estadual, professor na Universidade da Maturidade (UFT/UMA), pedagogo, especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino, licenciado em Letras, Mestrando em Educação. Também é Articulador Municipal do Selo Unicef. É secretário municipal de Educação de Tocantínia, membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), da Academia Paraisense de Letras (APL) e da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto).
Participou do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins, nas edições de 2016, 2017, 2018 e 2019, bem como, da Antologia Veloso – 2020. Também está presente na coletânea Literatura Tocantinense (2020), organizada pelo professor Pedro Albeirice da Rocha.
Goveia é autor de seis livros individuais no gênero poesia, sendo eles: Recitando a Vida (2018), Poesias da Vida (2019), Hoje é dia de Poesia (2020), Poetizando Vidas (2021). Versos Mágicos e Capim Dourado Poético (2024), todos publicados pela Editora Veloso, de Gurupi.
Sensação
Vento
Umidade