fiscalização

TCETO realiza vistoria na UPA de Gurupi para avaliar qualidade do atendimento

Ação faz parte do projeto TCE de Olho e avaliou diversos aspectos, incluindo a escala de profissionais e a qualidade dos serviços prestados

10/03/2025 19h22
Por: Redação

A equipe técnica do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) realizou, entre a noite deste domingo (9) e a manhã desta segunda-feira (10), uma vistoria detalhada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gurupi, no Sul do Estado. A ação faz parte do projeto TCE de Olho, iniciativa que busca aprimorar a fiscalização dos serviços públicos, garantindo maior celeridade, eficácia e colaboração com a gestão.

Durante a vistoria, os auditores entrevistaram servidores, usuários e gestores da unidade, analisando aspectos como a qualidade do atendimento, a escala de trabalho dos profissionais, a disponibilidade de medicamentos e insumos, além da oferta de exames, como Raio-X.

O auditor e responsável pela Coordenadoria de Auditorias Especiais (COAES) do TCETO, Saulo Souza, enfatizou a importância da fiscalização em diferentes horários para uma análise mais realista do funcionamento do serviço. “Boa parte das verificações foi realizada na noite de domingo. Essa atuação demonstra um dos pilares do projeto TCE de Olho. Independentemente do horário – seja noturno ou durante o expediente regular –, as equipes do Tribunal de Contas estão disponíveis e atentas para garantir a continuidade desse programa. Nosso objetivo é contribuir para a melhoria dos serviços públicos e assegurar que a população receba um atendimento de qualidade.”

Além de usuários e profissionais da saúde, a equipe também ouviu coordenadores responsáveis por cada setor da UPA e a secretária municipal de Saúde, buscando compreender as dificuldades e desafios enfrentados na gestão da unidade.

Os dados coletados serão analisados e consolidados em um relatório, que será encaminhado à conselheira titular da Quinta Relatoria. Com base nessas informações, o TCETO poderá propor recomendações e acompanhar a adoção de medidas corretivas, caso sejam necessárias.

Fiscalização ativa e contínua

O projeto TCE de Olho foi criado para garantir um acompanhamento mais próximo da prestação dos serviços públicos. Em vez de esperar denúncias ou falhas graves para agir, o Tribunal realiza fiscalizações em tempo real, verificando a qualidade do atendimento diretamente nos locais onde ele acontece.

Embora o projeto tenha sido iniciado na área da saúde, a expectativa é que se expanda para outros setores essenciais, como educação e infraestrutura, promovendo melhorias contínuas na gestão pública.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 01h07
23°
Tempo nublado Máxima: 31° - Mínima: 22°
24°

Sensação

1.06 km/h

Vento

90%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio