PJE

Seção Judiciária do Tocantins e PF alinham distribuição de processos eletrônicos

O encontro teve como objetivo aperfeiçoar os procedimentos de distribuição de processos por meio da plataforma Processo Judicial Eletrônico (PJe), corrigindo distorções e aumentando a eficiência do trâmite processual.

12/03/2025 18h20
Por: Redação

A Seção Judiciária do Tocantins (SJTO) e a Polícia Federal (PF) promoveram, nesta terça-feira (12), uma reunião técnica na sede da Superintendência Regional da PF no Tocantins. O encontro teve como objetivo aperfeiçoar os procedimentos de distribuição de processos por meio da plataforma Processo Judicial Eletrônico (PJe), corrigindo distorções e aumentando a eficiência do trâmite processual.

Segundo a diretora da 4ª Vara da SJTO, Marcele Menezes Nascimento, a iniciativa surgiu após a identificação de falhas na distribuição de processos, que resultavam em desequilíbrio na carga de trabalho dos magistrados. “A Polícia Federal é a maior distribuidora de processos para a nossa unidade. No entanto, percebemos distorções que impactavam negativamente a divisão dos acervos dos juízes. Esse alinhamento visa corrigir essas falhas e garantir um fluxo mais eficiente”, afirmou.

A reunião contou com a participação de escrivães da PF, responsáveis pelo cadastramento e envio dos processos para a Justiça Federal. O Delegado Regional de Polícia Judiciária, Josean Severo de Araújo, destacou a importância do alinhamento entre as instituições. “Essa harmonização na distribuição dos inquéritos policiais permite maior celeridade e eficiência no fluxo processual, refletindo diretamente na prestação jurisdicional”, ressaltou.

A diretora da 4ª Vara reforçou que a distribuição correta dos processos desde a origem otimiza o trabalho da Justiça Federal. “Essa iniciativa representa um avanço importante para a promoção de uma Justiça mais rápida e eficaz no Tocantins”, concluiu.

Processo Judicial Eletrônico (PJe)

O PJe agiliza a comunicação entre a PF e a Justiça Federal, permitindo a tramitação digital de inquéritos, pedidos de prisão, medidas cautelares e execução de decisões judiciais. Com a integração do sistema, delegados podem encaminhar investigações e solicitar ordens diretamente aos juízes federais, garantindo mais rapidez e segurança no combate a crimes de competência federal, como corrupção, tráfico internacional e crimes financeiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Gurupi, TO
Atualizado às 00h04
23°
Tempo nublado Máxima: 30° - Mínima: 21°
24°

Sensação

1.2 km/h

Vento

87%

Umidade

Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
FÉCOMERCIO 2
CLINICA
Mais lidas
FECOMERCIO 01
Anúncio