O sétimo texto do projeto Cronistas do Sol será “O ermitão, o lobo-guará, o vento e o cerrado”, de autoria de Adriano Alves e com ilustração de Lia Testa, que será disponibilizado no blog e nas redes sociais do mesmo a partir das 13h desta segunda-feira, dia 17 de março de 2025. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (21) 99790-8953.
De acordo com o Adriano Alves, essa crônica trata da dualidade do ser humano com a natureza, com o espaço. “Questiona o próprio espaço da cidade, a solidão daquele que procurou um outro tempo, sua relação com a natureza, então ela traz uma crítica sobre essa nossa leitura pós-moderna para com a natureza, do ser humano se sentir superior a natureza e usar ela como bem entender. Então essa crônica trata daquele que é excluído disso, daquele que por sua vontade própria escolheu se isolar. Onde está ele, quem será ele, a gente não sabe, mas ele existe,” disse o cronista.
Lia Testa destacou o poder imagético da crônica na criação da colagem ilustrativa. "A crônica do Adriano Alves foi lida por mim com grande deleite. Depois, a imagem do lobo-guará não saia da minha cabeça, mesmo porque, eu já tinha em meu acervo de imagens (no meu banco de recortes diversos) esse belíssimo animal para que, no momento oportuno, eu pudesse confeccionar/criar alguma colagem analógica com esse lobo, tão nosso... do cerrado. Assim, a criação foi fluindo muito bem, e a figura do ermitão foi sendo materializada, um pouco tribal, meio homem, meio pássaro a carregar suas próprias origens (nos ossos das costelas) em uma arqueologia antropomórfica mágica e mística, coisa de quem, como o vento, inventa e sobrevive aos seus próprios voos, um Ícaro andante pelo cerrado resistente", ressaltou a artista visual.
Adriano Alves
Adrians é o nome artístico de Adriano Alves da Silva, um artista visual paulistano em Palmas desde 1994, com uma trajetória marcada por sua dedicação à arte e à educação. Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inclusão pela UFF, Mestre em comunicação tem três formações: Publicidade, Licenciatura em Artes Visuais e Arteterapia. Adrians atua como professor, pesquisador e arteterapeuta. Com ampla experiência em projetos culturais, oficinas e exposições, sua obra destaca questões sociais e ambientais, unindo técnica e sensibilidade. Premiado em editais municipais, estaduais e nacionais, Adrians contribui para transformar espaços urbanos e educacionais por meio da arte, valorizando a inclusão e a sustentabilidade. Em www.adrians.com.br confira mais sobre o artista.
Lia Testa
Lia Testa (Eliane Cristina Testa) é professora, poeta e colagista. Possui pós-doutorado em etnopoesia (PPGL/UFT – 2020). Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015), Mestre em Letras pela (UEL/PR – 2002). Tem publicado três livros de poesia “guizos da carne: pelos decibéis do corpo” (Poesia Menor/ SP, 2014); “s anguínea até os dentes” (Patuá/SP, 2017) e “eniGmar” (em parceria com o poeta Augusto Niemar, pela Editora Avá, 2022). É professora da Universidade Federal do Tocantins-UFT/UFNT, do Curso de Letras, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus de Araguaína e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras – UFT/Câmpus de Araguaína). Participa de coletâneas poéticas nacionais e internacionais. É também organizadora de livros acadêmicos e de poesia. Tem participado de exposições de arte visuais no Brasil e em Portugal. Atualmente tem pesquisado poesia e sustentabilidade, etnopoesia, poesia indígena, leitura literária, ensino de literatura, letramento poético e literário. Contato: [email protected] Instagram: @liatesta_colagista
Sobre o Projeto
Cronistas do Sol reúne 16 artistas entre escritores, artistas visuais e fotógrafos tocantinenses, estes que irão dibuiar semanalmente uma crônica para degustação dos perdidos na internet. As crônicas não falarão apenas de um tema, mas, de vários. Assim, cultura, comportamento, política, sociedade, tecnologia, entre outros, serão abordados por esses cronistas, cada um(a) postando uma crônica a cada dois meses, esta sempre com ilustração (desenho, colagem) ou foto a cargo de um dos artistas visuais ou fotógrafos também integrantes do projeto, proporcionando um rodízio lítero-visual para deleite de toda a plebe internáutica. As plataformas virtuais serão as seguintes: cronistasdosol.blogspot.com – blog; instagram.com/cronistasdosol – Instagram; e facebook.com/cronistasdosol – Facebook.
Estão no elenco do projeto: Adriano Alves, Alexandre Acampora, Álvaro Maia, Ciro Gonçalves, Emerson Silva, Geuvar Oliveira, Glauber Matos, Osmar Casagrande, Ronaldo Teixeira, e Stella Maris Rosselet (Palmas); jjLeandro e Lia Testa (Araguaína); José Carlos de Freitas (Gurupi); Celio Pedreira, Paulo Aires e Thiago Teles (Porto Nacional).
Serviço
O quê: Projeto literário Cronistas do Sol publicará sétima crônica com texto de Adriano Alves e colagem de Lia Testa
Como: Veiculação da crônica “O ermitão, o lobo-guará, o vento e o cerrado”
Onde:
Quando: 17 de março de 2025
Horário: 13h
Informações: (21) 99790-8953 – [email protected]
Sensação
Vento
Umidade