O Gurupi Esporte Clube pode conquistar a última vaga na competição caso a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) confirme a escalação irregular do jogador Galykson Eduardo Lopes pelo União de Araguaína. O clube adversário corre o risco de perder três pontos no campeonato, o que reduziria sua pontuação de 10 para 7 e abriria caminho para a equipe gurupiense.
O advogado do Gurupi, Ezemi Nunes, protocolou um pedido para que a FTF aplique o Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que determina punições para clubes que utilizam atletas em situação irregular. Segundo a denúncia, Galykson recebeu três cartões amarelos consecutivos — nos dias 23 de fevereiro, 1º de março e 9 de março de 2025 — e, por isso, deveria ter cumprido suspensão automática na partida seguinte, realizada em 12 de março contra o Tocantinópolis. No entanto, o jogador foi escalado e participou do jogo, caracterizando a infração.
"A penalidade prevista no Artigo 214 é a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória, conforme o regulamento do campeonato, além de multa que pode variar entre R$ 100,00 e R$ 100.000,00", explicou Nunes.
Sensação
Vento
Umidade