O secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira, 25, a visita da promotora de justiça e também coordenadora do Núcleo Maria da Penha, do Ministério Público do Tocantins, Munique Teixeira Vaz. O encontro teve por objetivo promover o alinhamento de estratégias entre a SSP/TO e o Ministério Público, com a finalidade de aumentar a proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar.
Durante a reunião, que também contou com as participações do superintendente de Inteligência e Estratégia da SSP/TO, Emerson Francisco de Moura, e da Diretora Adjunta da Escola Superior de Polícia Civil do Tocantins (Espol -TO), Lorena Josephine Oyama, foram tratados temas pertinentes ao atendimento dispensado às mulheres nas Delegacias Especializadas e nas Centrais de Atendimento da Polícia Civil, em todo o Estado, bem como discutidas estratégias para o tratamento de dados referentes aos crimes de lesões corporais, violação de medida protetiva e feminicídios.
Também foram abordadas questões a respeito da capacitação e formação dos servidores policiais civis que atuam diretamente no atendimento às mulheres, para que esse serviço seja ainda mais qualificado e humanizado, objetivando proteger a vítima que já passou por tantos traumas ao longo da sua história.
Na ocasião, o secretário Bruno Azevedo destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma das prioridades da SSP/TO e da Polícia Civil e, nesse sentido, a parceria com o Núcleo Maria da Penha do MP/TO representa um marco significativo que em muito contribuirá para que ações ainda mais eficazes possam ser implementadas.
O gestor reforçou que a reunião com a promotora Munique traz novas perspectivas para o desenvolvimento de ações conjuntas que venham beneficiar as mulheres que são vítimas de violência doméstica no Tocantins. “O encontro foi muito importante e proveitoso, pois a Dra Munique trouxe uma série de demandas do Núcleo Maria da Penha, para que possamos avaliar e tentar implementar aqui em Palmas, no que diz respeito ao sistema de estatística e também em relação aos plantões. O nosso intuito é melhorar sempre esse atendimento às mulheres, aumentar o nível de proteção e segurança das vítimas de violência doméstica e familiar, no âmbito dos plantões e das demais delegacias da capital e do interior”, frisou o secretário.
Por sua vez, a promotora Munique Vaz enalteceu a iniciativa de integração entre o MP/TO e a SSP/TO, que visa debater estratégias para o enfrentamento da violência doméstica e familiar. “É muito importante que as instituições como o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública estejam em parceria para poder combater todo tipo de violência praticada contra a mulher, no contexto de violência doméstica. Por isso, saio daqui muito satisfeita com o resultado dessa reunião porque aqui foram definidas linhas estratégicas de atuação, que tem grandes chances de serem desenvolvidas ao longo dos próximos anos”, concluiu.
Sensação
Vento
Umidade