Os senadores Eduardo Gomes (PL) e Professora Dorinha (União Brasil) aparecem como os nomes mais fortes na corrida pelo Governo do Tocantins em 2026, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento também revela que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) segue com ampla aprovação popular: 76,7% dos entrevistados aprovam sua gestão.
Na pesquisa estimulada para o governo estadual, Gomes lidera com 27,1% das intenções de voto, seguido de perto por Dorinha, que aparece com 26,4%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais. Na sequência, figuram o vice-governador Laurez Moreira (PDT), com 11,9%; o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), com 8,5%; o senador Irajá (PSD), com 7,3%; e o ex-deputado federal Paulo Mourão (PT), com 7%.
Em um cenário sem Eduardo Gomes, que pode optar por disputar a reeleição ao Senado, Dorinha desponta na liderança com 37% das intenções de voto. Os demais pré-candidatos aparecem tecnicamente empatados na segunda colocação.
Disputa pelo Senado
No cenário para o Senado Federal, onde duas cadeiras estarão em disputa em 2026, o governador Wanderlei Barbosa lidera com 52,9% das intenções de voto. Eduardo Gomes, caso busque um novo mandato, aparece com 32,5%, seguido por Irajá, com 17,8%. Atualmente, as duas vagas são ocupadas por Gomes e Irajá. A senadora Dorinha, por sua vez, tem mandato até 2030 e não disputará reeleição neste pleito.
Aprovação do governo
O levantamento também avaliou a popularidade do governador Wanderlei Barbosa. Segundo os dados, 76,7% dos tocantinenses aprovam sua administração.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de abril de 2025, com 1.610 eleitores em 60 municípios tocantinenses. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Sensação
Vento
Umidade