Com o objetivo de fortalecer redes culturais e promover o diálogo entre agentes culturais, estudantes e comunidades tradicionais, o Comitê de Cultura no Tocantins, com articulação da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), e o Instituto Isca realiza o Fórum Cultural “Tecendo Redes, Cultivando Raízes”, no dia 24 de junho, em Araguaína. A programação inclui palestra, painel temático e oficina formativa, com ênfase nas políticas públicas voltadas aos povos de terreiro e nas estratégias de comunicação para organizações culturais.
“A atuação do Comitê de Cultura e da FETAC tem sido essencial para fomentar políticas culturais inclusivas e acessíveis no Tocantins, especialmente em territórios onde há grande presença de comunidades tradicionais”, afirma Kaká Nogueira, coordenador geral do Comitê de Cultura no estado.
A atividade integra as ações de formação promovidas pela FETAC em parceria com instituições de ensino e coletivos culturais, reafirmando o compromisso da Federação com o desenvolvimento das políticas culturais no Tocantins. O evento ocorrerá a partir das 18h, no Anfiteatro do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA), com certificação de horas para atividades complementares e inscrições gratuitas.
Abrindo o evento, a palestra e o painel “Política Nacional para os Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana – Desafios Locais” abordarão a implementação do Decreto nº 12.278/2024, com a participação do ministrante Pai Clézio Axé (Clézio de Sousa Ribeiro) e mediação de Deise dos Anjos. O momento visa ampliar o entendimento sobre os direitos e desafios enfrentados por essas comunidades, além de estimular o fortalecimento das ações afirmativas no estado.
Na sequência, a oficina “Comunicação na Cultura: Gestão de Redes Sociais, Engajamento e Monitoramento”, ministrada pela influencer digital Maria Clarah Primo, discutirá práticas contemporâneas de divulgação cultural, com foco na importância do portfólio do artista e no uso estratégico das mídias sociais. A formação se propõe a contribuir para a profissionalização dos agentes culturais, ampliando o alcance de suas ações e projetos.
Com apresentações culturais do grupo Tucanas, o fórum se propõe a ser um espaço de escuta, aprendizado e articulação entre os diversos segmentos da cultura regional. A realização do evento reforça o protagonismo da FETAC e do Comitê de Cultura na mobilização por políticas inclusivas e na promoção de espaços de formação continuada para o setor cultural tocantinense.
A ação conta ainda com o apoio da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA), do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA) e de outros parceiros. A FETAC é responsável pela coordenação do Comitê de Cultura no Tocantins, que atua em colaboração com o MinC por meio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).
Sensação
Vento
Umidade