Por motivos de andamento do edital e depois de saúde e luto em família, o sanfoneiro VL do Acordeon teve que ir adiando a realização do seu projeto Carnaforró de Taquaralto, inicialmente previsto para antes do Carnaval de 2024. Agora, o mesmo será realizado no próximo dia 02 de agosto, a partir das 21h na Casa de Forró Mandacaru, que fica na Rua Imbaúba, Quadra 59 A, lote 24, setor Morada do Sol 1, em Taquaralto, Distrito de Palmas, Capital do Tocantins. Mais informações via e-mail pretextooficina@gmail.
Projeto realizado por meio do EDITAL Nº 19/2023 - ARTES TOCANTINS 2023, na Categoria: LINGUAGENS ARTÍSTICAS – Música, Módulo I - R$ 15.000,00, do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura.
Segundo VL do Acordeon, ele animará os moradores e visitantes de Taquaralto, juntamente com Gonzaga Leite, do Trio Forró Pesado, e Augustinho do Acordeon. “Vamos fazer um pré-Carnaval para ficar na história do nosso querido Taquaralto. Será uma agito pós-carnavalesco para mostrar ao nosso povo e aos nossos visitantes a força e a beleza do nosso forró pé de serra,” ressaltou o proponente.
Ainda segundo o sanfoneiro, o forró é um gênero musical tipicamente nordestino e que já ultrapassou até as fronteiras nacionais. “Celebrado por lei federal a 13 de dezembro como o Dia Nacional do Forró, em 2005, e ainda por ter sido reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial em 2021, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), um ritmo que veio para o Brasil no Século XIX e que tem como seu maior exponente, Luiz Gonzaga, o “Velho Lua” (1912/1989)”, ressaltou VL do Acordeon.
Sobre o Projeto
O espetáculo musical terá cerca de uma (02) horas de duração e o repertório será composto por sucessos do forró nacional, todos em domínio público, como as canções de Luiz Gonzaga “Xote das meninas”, “Asa Branca”, “Sala de reboco”, “Triste partida, “Vida de viajante”, “Assum preto”, “Vem morena pros meus braços”, e “Pagode russo”; do Trio Nordestino como “Chilique”, “Forró pesado”, “Homem de saia”, “Proibido cochilar”, “Chinelo de rosinha” e “Ela beliscando ele”.
Acessibilidade
Por se tratar de um show aberto, gratuito e em um espaço de fácil acesso a todos os consumidores e turistas de Palmas e Taquaralto, o Projeto não prevê nenhuma medida de acessibilidade específica, mas ressalta que o espaço citado, a Casa de Forró Mandacaru, em Taquaralto, Palmas, possui todas as facilidades de acesso para portadores de necessidades especiais, como rampa, banheiro adaptado, entre outras.
Contrapartida social:
O Proponente do Projeto VL DO ACORDEON se dispõe a realizar um bate papo sobre o forró, essa tradicional e hoje mundialmente conhecida música nordestina brasileira, com apresentações musicais na sanfona, em uma escola pública de Taquaralto, Palmas.
Ficha técnica
Vital Lima Nunes “VL do Acordeon” - proponente; Maria Clara Araújo - designer; Ronaldo Coelho Teixeira – assessor de imprensa; Gonzaga Leite – sanfoneiro convidado; e Agostinho do Acordeon – sanfoneiro convidado.
Perfil do proponente
Vital Nunes Barros, mais conhecido pelo seu nome artístico VL do Acordeon, nascido em 09 de janeiro de 1960 no Distrito de Taquaruçu, antigo norte de Goiás, se mudou pra Taquaralto, Palmas, em 1965 onde reside atualmente. Começou a sua careira artística em 1982 quando comprou a sua primeira sanfona de 80 baixos. E em 1984 já começou a tocar profissionalmente, estando até hoje na ativa, fazendo shows nos 4 cantos da cidade de Palmas, com um repertório antigo e atual. Seguindo os passos do mestre Luiz Gonzaga o Rei do Baião, e outros músicos. Possui uma extensa carreira musical, sempre participando ativamente dos festejos tradicionais de Palmas e seu entorno, sempre levando a bandeira do forró com muita alegria e disposição. Participou por vários anos de várias edições do Arraiá da Capital, em Palmas, Tocantins
Redes sociais:
https://www.facebook.com/
https://www.instagram.com/vl_
Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São R$3.862.000.000,00 (três bilhões oitocentos e sessenta e dois milhões de reais) para a execução de ações e projetos em todo o território nacional. A Lei é, também, um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença. As condições para a execução da Lei Paulo Gustavo (LPG) foram criadas por meio do engajamento da sociedade. Através da LPG os fazedores de cultura terão acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada executados pelos estados, municípios e Distrito Federal. O Ministério da Cultura não fará o repasse direto aos fazedores.
Serviço
O quê: Projeto “Carnaforró de Taquaralto”, do sanfoneiro VL do Acordeon, será realizado em Palmas, pelo Edital da Lei Paulo Gustavo no TO
Como: Show com os sanfoneiros VL do Acordeon, Gonzaga Leite e Augustinho do Acordeon
Onde: Casa de Forró Mandacaru (Rua Imbaúba, Quadra 59 A, lote 24, setor Morada do Sol 1, Taquaralto, Palmas-TO)
Horário: a partir das 21h
Data: 02 de agosto de 2025
Acesso: gratuito
Classificação: livre
Informações: (63) 9 9230-3182 / [email protected]
Sensação
Vento
Umidade