BANNER GURUPI
Educação

IFTO oferta vagas em vestibular unificado para a unidade de Gurupi

As vagas são para o curso Técnico em Edificações

29/07/2020 09h48
Por: Redação
83

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unificado 2020.2 do Instituto Federal do Tocantins.  Para o Campus Gurupi, estão sendo ofertadas 15 vagas para o Curso Técnico em Edificações Concomitante ao Ensino Médio e 20 vagas para o curso Técnico em Edificações Subsequente ao Ensino Médio – ambos para o período noturno.

Os cursos concomitantes são aqueles que o estudante faz ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já os cursos subsequentes são aqueles que o estudante ingressa após o término do Ensino Médio.

Os interessados em concorrer a uma vaga, podem realizar sua inscrição até dia 11 agosto por meio do Portal Seja IFTO. O valor da inscrição é de R$ 15,00. 

O vestibular ao todo está ofertando 375 vagas para cursos técnicos gratuitos, distribuídas nas unidades de Araguaína, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas e Pedro Afonso. O resultado final está previsto para o dia 08 de setembro.

A seleção

Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)  a prova, método tradicional de ingresso no IFTO, foi substituída por novas formas de ingresso. No caso dos cursos técnicos concomitantes, para os cursos que a demanda seja até 10% a mais do número de vagas ofertadas, a matrícula dos inscritos será feita de forma automática. Já para os cursos com demanda superior a esse número, será realizado sorteio.

Por sua vez, nos cursos técnicos subsequentes, será adotada a mesma estratégia para os cursos que a demanda seja até 10% a mais do número de vagas ofertadas, ou seja, matrícula automática dos inscritos. E no caso dos cursos com maior número de inscritos do que limite definido, será realizada a análise curricular dos inscritos, conforme critérios do Edital.

O Técnico em Edificações

Técnico em Edificações é o profissional que atua na construção civil, exercendo diversas funções. Ele planeja, projeta, executa e administra obras, seguindo os procedimentos legais e considerando a preservação ambiental e o respeito às normas. Por isso, seu papel é essencial em uma obra, desde a fundação até o acabamento.

Um Técnico em Edificações pode atuar tanto no escritório quanto no canteiro de obras. Devido a suas atribuições específicas, esse profissional é também qualificado para assinar projetos elétricos, hidro-sanitários, de estruturas ou de gás, entre outros, mesmo sem um engenheiro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.